programa de orientacao vocacional

Programa de orientação vocacional ao ar livre

Você sabe o que é o programa de orientação vocacional? Muitos jovens tem dificuldade em decidir qual curso fazer em uma faculdade ou qual será sua futura profissão. Quando os jovens chegam ao ensino médio começa toda uma preparação para o vestibular, sua escolha e decisões sobre o seu futuro profissional.

A pressão é grande, alguns já tem bem definidos o que querem fazer, muitos tem dúvidas entre algumas possibilidades e outros não fazem nem ideia. É aí que entra a orientação vocacional. Seu objetivo é ajudar os jovens (ou até os não tão jovens assim, mas que querem mudar de área), na busca de um horizonte profissional.

Como é feita a Orientação Vocacional?

Através de testes, questionários e estrevistas são identificados os talentos e interesses de cada pessoa, e então são sugeridos os cursos que mais se encaixam com o perfil de cada um. É uma ajuda na busca do autoconhecimento. Não existe resposta certa nem uma profissão específica e sim algumas sugestões e caminhos para que a pessoa tome a decisão final, mas com base no que foi visto durante a orientação.

Os programas de orientação profissional podem ser feitos nas escolas ou de forma particular ou em grupo.

Programa de Orientação Vocacional ao ar livre – POVA

parede de escalada

O POVA é um programa de Orientação Vocacional feito pela Apuama e voltado para o autoconhecimento. O trabalho é feito com adolescentes a fim de auxiliá-los na compreensão do seu Eu mais profundo e fazendo com que sejam descobertas suas potencialidades e afinidades, tanto com relação ao seu projeto de vida como um todo como também na escolha da sua opção profissional.

A metodologia é diferente dos testes vocacionais corriqueiros. Na Orientação Vocacional ao ar livre o jovem participará de atividades de aventura, que de uma forma descontraída ajudarão a desenvolver suas capacidades e habilidades. A essência da aventura está diretamente ligada a aprendizagem e a superação de habilidades próprias.

As atividades ao ar livre podem ser feitas tanto no solo como no alto, desde algo em um simples gramado até trilhas, paredes e escalada e rafiting, em ambientes com árvores, montanha… cercado de natureza.

Tudo é muito seguro, feito com todo o esquipamento necessário e equipe especializada tanto para orientar e tornar as atividades seguras como para encorajar o processo de autoconhecimento de cada participante. Todos são direcionados a participar de todas as atividades propostas, ousar, criar elos e atuar sobre a integração do grupo.

-> Metodologia do programa

arvorismo

Utilizamos a metodologia “learning by doing” (aprenda fazendo) na qual em um círculo ininterrupto de experiência-reflexão-transferência estabelece-se o aprendizado disponibilizando-o para a aplicação prática no dia-a-dia.

Os participantes vivem uma experiência única onde aprendem sozinhos durante as atividades as suas competências e habilidades. As atividades ajudam a superar desafios pessoais e em grupo que fazem parte de uma jornada de aprendizagem.

Após cada atividade realizada, há uma reflexão sobre o que foi feito e o resultado alcançado, fazendo com que os participantes percebam sozinhos suas competências e possibilidades de desenvolvimento. Através do aprendizado experiencial a retenção do conteúdo é facilitada, tornando o aprendizado mais duradouro.

Quer saber mais sobre o Programa de Orientação Vocacional ao ar livre? Entre em contato!  

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *