atirando com estiligue no ecorafting

EcoRafting, uma atividade do turismo de experiência

Já conhece o turismo de experiência? Já ouviu falar em EcoRafting? Os turistas estão sempre a procura de novidades. Mas não basta só conhecer lugares novos e sim viver experiências incríveis e memoráveis. É aí que entra o turismo de experiência, onde os participantes não são apenas meros espectadores, eles participam e interagem com as atividades, levando para casa memórias de momentos incríveis que jamais serão esquecidos.

Nada como conhecer e vivenciar os costumes, a cultura e a gastronomia dos locais visitados. Até mesmo locais já visitados anteriormente ganham outros olhares e emoções ao agregar diferentes atividades e sentimentos.

O turismo de experiência proporciona uma interação entre o turista e o local que está sendo visitado. O EcoRafting é uma das opções para quem busca esse tipo de vivência inesquecível. É uma atividade que combina esporte de aventura e semeadura de vegetação nativa, que além da adrenalina do Rafting traz um despertar para uma maior consciência e preservação ambiental.

turismo de experiencia

O EcoRafting é uma das 16 opções de atividades que fazem parte do projeto Turismo de Experiência: Santa Catarina em Todos os Sentidos, que tem como missão salientar a importância da preservação ambiental proporcionando uma experiência prática.

Uma oficina é oferecida aos turistas que participarão da atividade do EcoRafting, onde aprendem sobre o ecossistema local, fauna e flora, visando a identificação das espécies nativas durante o percurso do rafting, que é realizado pela Apuama na Serra do Tabuleiro, em Santo Amaro da Imperatriz – SC.

participantes fazendo munições para o ecorafting

A atividade começa com a confecção de “munição”, que é composta de barro e sementes de árvores nativas da Mata Atlântica. Depois é hora de descer as corredeiras e participar das atividades e emoções que o rafting proporciona. Quase no final do trajeto há uma parada estratégica que é feita para que as munições sejam arremessadas pelos participantes, com o uso de estilingues, do interior dos botes de rafting em direção às margens do rio para semeadura e reparação da mata ciliar. Dessa forma, novas plantas e árvores surgirão com o tempo nos locais onde as sementes foram arremessadas.

Além de toda a adrenalina e emoção que o rafting proporciona, tem todo o lado de preservação da natureza e conscientização.

Não é necessário experiência e conhecimento prévio para participar da atividade. Crianças e adultos saudáveis estão aptos a vivenciar o EcoRafting.

Confira algumas matérias de alguns participantes da atividade: Graziela Bastos (Intrip), Marola com Carambola, Destino mundo afora, Revista Evidência.

Ficou interessado em participar ou indicar para alguém? Saiba mais sobre a atividade e entre em contato!

 

One Response

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *