trilha-cachoeira-rio-vermelho

Cachoeira do Rio Vermelho: dica de trilha

Já fez a trilha da Cachoeira do Rio Vermelho? Hoje vamos falar um pouco sobre essa opção de trilha em Santa Catarina!

Antes da falar da trilha da Cachoeira do Rio Vermelho, aí vão algumas observações. A trilha, também conhecida como hiking, é um esporte que consiste em uma caminhada ao ar livre seguindo uma trilha já demarcada anteriormente pelo homem. Os graus de dificuldade de uma trilha podem variar de acordo com o terreno, aclives e declives, presença de rios e cachoeiras. Existem hoje inúmeras opções de trilhas por todo o mundo e conhecer lugares novos, lindas paisagens e fazer registros desses momentos são alguns dos pontos favoráveis de se fazer uma trilha, assim como a parte da saúde e do contato com a natureza.

Como escolher uma trilha?

Se você é iniciante, o ideal é optar por trilhas mais curtas e fáceis. Os graus de dificuldade e terrenos variam muito, podendo ser desde o nível fácil e sem obstáculos, até exigir experiência e preparo físico do praticante.

Uma dica é pesquisar as opções de trilhas disponíveis de acordo com a região onde deseja ir. Algumas podem ser feitas sem um guia especializado, outras, já demandam acompanhamento de um guia que conheça bem o local. Fique atento a isso!

O que levar em uma trilha?

Já fizemos um post com dicas para iniciantes no trekking sobre o que vestir e o que levar, acesse aqui.

Dica de trilha

Hoje a nossa sugestão é a trilha da Cachoeira do Rio Vermelho. Ela está localizada na  Várzea do Braço, no coração do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, e reúne três cachoeiras. A primeira delas é a maior, possuindo 70 metros de altura. As outras duas possuem 30 e 20 metros respectivamente.

O nome Cachoeira do Rio Vermelho se deve ao tom avermelhado das pedras em contato com a água.

A trilha é relativamente curta, com cerca de 2650 metros de extensão. É considerada de nível moderado, com uma forte subida próxima ao final do percurso. O final da trilha é surpreendente, será que devemos contar?

mergulho na trilhada cachoeira do rio vermelho

 

Nada como você viver essa experiência, mas saiba que ao final da trilha você se depara com lindas piscinas naturais onde pode mergulhar. Prepare-se, pois a água é bem gelada, mas vale muito a pena!

Durante a trilha da Cachoeira do Rio Vermelho é possível avistar pássaros e animais silvestres.

Mas atenção: não é uma trilha para se aventurar sozinho. Ela deve ser feita com uma empresa especializada em ecoturismo na região, pois é necessário passar por propriedades particulares para chegar até lá e a trilha não possui sinalização.

mapa com trajeto da trilha da cachoeira do rio vermelho

imagem: Wikiloc

A Apuama realiza a trilha da Cachoeira do Rio Vermelho em um passeio que parte do Bairro Vargem do Braço em Santo Amaro da Imperatriz, cerca de 10 Km da sede da Apuama. A atividade possui 4 horas de duração e podem participar crianças a partir de 12 anos e adultos que não possuam dificuldades de locomoção e problemas de saúde.

É importante mencionar que a realização da trilha depende das condições do tempo. Pode ser realizada durante o dia, desde que não haja chuva.

Acesse aqui para saber horários e valores da atividade.

One Response

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *