Nos dias que estivemos em Istambul fizemos vários passeios como eu contei nesse post sobre Istambul, entre eles, o cruzeiro no Bósforo além de ser "obrigatório" é um passeio que gostamos demais por isso vou contar em detalhes para vocês!!!
Existem várias opções de tours que variam em questão de duração, horário e locais de saída.

Bósforo

Nós já tínhamos lido sobre essas opções e acreditamos que seria tudo bem simples. Mas justamente no dia que reservamos para fazer esse passeio chegava na região alguns navios de cruzeiro.


Pensamos que em nada afetaria o nosso passeio, mas andando pela região do porto de Eminonu reparamos em algo diferente...

Ponte de Gálata
Ponte de Gálata

A ponte de Gálata estava assim, levantada. Não só o tráfego em cima da ponte estava logicamente interditado como também o tráfego marítimo estava parado.
Nem mesmo as balsas que os turcos usam para atravessar de um lado ao outro estava funcionando e o lugar onde se compra os tickets para os cruzeiros do Bósforo estava fechado.

Nosso tour pelo Bósforo 


Pensamos que não poderíamos fazer o passeio mas para nossa felicidade os barcos de tours particulares podiam circular normalmente.
Encontramos então um barco de uma empresa chamada EMTUR que faria o tour de 2 horas por 10 liras, o mesmo preço da companhia mais tradicional no ramo a Sehir Hatlari.
O barco era grande, confortável e contava ainda com banheiros, um bar e até garçom.

Cruzeiro no Bósforo
Foto de EMTUR
Cruzeiro no Bósforo
Foto de EMTUR

Os barcos são geralmente de dois andares e quando subimos a bordo a parte de cima já estava completamente lotada e só havia bancos na parte de baixo. Entrei meio chateada mas no final das contas foi a melhor coisa que poderia ter acontecido.
Depois que o barco começou a navegar, a grande maioria das pessoas que estavam na parte de cima desceram porque ventava muito e estava muito frio lá em cima. Mas todos os bancos do lado da janela já estavam ocupados e quem desceu depois teve que se contentar em sentar nas pontas de onde não dava pra curtir a paisagem.

Na ida o barco vai beirando o lado europeu e na volta vem pelo lado asiático por isso quando você for escolher o lugar para sentar escolha sempre o lado esquerdo para não perder o melhor da paisagem.

Eis alguns dos lugares que podem ser vistos no cruzeiro pelo Bósforo:

Dolmabahçe Mosque

Dolmabahçe Mosque


Dolmabahçe Palace

Dolmabahçe Palace

Çiragan Palace

Çiragan Palace


Bosforus Bridge

Bosforus Bridge


Rumeli Castle:

Construído em 1452 por Fatih Sultan Mehmet hoje abriga um museu

Rumeli Castle:


Fatih Sultan Mehmet Bridge:

Ponte construída em 1988 através de uma parceria entre empresas turcas, italianas, britâncias e japonesas, tem a altura de 34 metros e 1.510 metros de extensão.

Fatih Sultan Mehmet Bridge


Beylerbeyi Palace

Beylerbeyi Palace

Maiden's Tower 

Foi construída no ano 411 antes de Cristo e hoje é um café e restaurante.

Maiden's Tower

Também conhecida como torre de Leandro desde o período Bizantino, está localizada numa pequena ilha dentro do estreito de Bósforo.

Essa pequena ilha tem uma lenda muito curiosa:
Diz-se que havia um Sultão que tinha uma filha que ele amava muito.
Um dia, um oráculo (antigos adivinhadores) profetizou que ela seria morta por uma cobra venenosa em seu 18º aniversário.
Então ele construiu a torre numa pequena ilha do meio do Bósforo de modo que nunca chegasse perto de uma cobra até fazer 18 anos.
Porém quando completou 18 anos o Sultão levou a ela um cesto de frutas exóticas onde se escondeu uma cobra venenosa que picou a princesa quando se aproximou e ela acabou morrendo nos braços de seu pai.

Lendas a parte, hoje em dia a ilhazinha abriga um Café & Restaurante chamado Kiz Kulesi que parece ser um lugar para ter um jantar bem romantico.
Se não quiser jantar por lá, pode-se somente visitar o bar e tomar uns drinks. Para isso você deve pegar a ferry que sai do porto de Kabatas que custa 20 liras.


Quando voltamos do passeio os grandes navios de cruzeiros já haviam partido e tudo já tinha voltado ao normal no porto. Pudemos ainda ver a ponte de Gálata baixando.


Essa foto acima é o local onde se compra os tours da empresa Sehir Hatlari em dias normais.
Há vários tipos de cruzeiros, os de curta duração (em média 2 horas) que custam 10 liras, os de longa duração (day trip) que custam 15 liras só a ida ou 25 liras a ida e volta ou ainda o tour noturno que custa 20 liras.

Cruzeiro no Bósforo
Tour de curta duração
*Não compre o tour no hotel nem do pessoal que vende na rua e vá direto ao porto para pagar o preço correto.

Tanto no hotel quanto na rua os preços desse passeio variavam bastante desde 15 euros até 70 euros e tinham diferentes durações e/ou incluía outros passeios juntos.

Cruzeiro no Bósforo

De qualquer forma não deixe de fazer esse passeio maravilhoso quando estiverem em Istambul!!!


Postar um comentário Blogger

 
Top